Glossário

Processo pelo qual um Afiliado ganha uma comissão pelo Marketing de produtos de outra pessoa ou empresa. Normalmente o Afiliado ganha esta comissão por ajudar a angariar um Lead ou pela venda do Produto.
É um acrónimo que significa: Attention, Interest, Desire e Action. É um modelo usado em Marketing que descreve as etapas pelas quais um Cliente passa no processo de compra de um produto ou serviço.
Conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.
Conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas.
Técnica de planeamento estratégico usada para a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
É um programa de computador ou aplicativo de software projectado para ser executado em um dispositivo móvel, como um smartphone, tablet ou relógio.
É um programa de computador ou aplicativo de software projectado para ser executado em um dispositivo móvel, como um smartphone, tablet ou relógio.
Capacidade das máquinas de pensarem como os seres humanos, aprendendo, raciocinando, percebendo, deliberando e decidindo de uma forma racional e inteligente.
Linha de texto que descreve o tema de um email.
É uma Base de Dados de domínios e/ou IPs que utiliza diversos critérios para determinar se os Emails enviados por uma entidade devem ser considerados como Spam.
É um jornal online no qual são partilhados posts de texto, imagem, vídeo e/ou áudio.
Métrica que representa o rácio de visitantes de uma página que a abandonam sem realizar uma acção específica.
Uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica um bem ou serviço de uma empresa como distinto daqueles de outras empresas.
Refere-se a características humanas associadas com uma Marca. É uma colecção de traços de personalidade, atitudes e valores que a marca exibe.
Personalidade e emoção embebida na comunicação de uma Marca.
Conteúdo produzido por um anunciante ou conteúdo cuja criação foi financiada por um anunciante.
Branding é o conjunto de elementos (nome, design, símbolos, tipografia, cores, assinatura, etc) e acções alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.
Considera-se empresas Business-to-business, quando têm como Clientes outras empresas e não consumidores finais (pessoas individuais).
Considera-se empresas Business-to-consumer, quando têm como Clientes consumidores finais (pessoas individuais).
É uma personagem fictícia que representa o Cliente ideal de uma empresa. Normalmente as Buyers Personas estão alinhadas com os Segmentos que a empresa tem identificados.
Pasta ou separador onde os Email recebidos dão entrada.
Utilização de uma expressão que incita à acção. Exemplos: “Saber mais”, “Compre já” são alguns Call-to-Action.
Acção de carregar num link, anúncio, botão, etc.
Rácio que relaciona o volume de cliques num Email, face aos Emails abertos.
É a relação entre o número de vezes em que o anúncio foi exibido, impressões, e o número de vezes que é clicado.
É a relação entre o número de vezes em que os links de um email são clicados, face ao número de emails que foi entregue.
Plataforma ou software que permite receber, enviar e gerir emails.
Acção de carregar num link, anúncio, botão, etc.
Pessoa que cria conteúdos e os partilha nos seus canais e redes sociais.
É uma forma de Marketing focada na criação, publicação e distribuição de conteúdos orientados para uma determinada audiência.
Elementos que são variáveis numa peça de comunicação tornando a comunicação mais relevante e personalizada para o seu receptor. Dados variáveis podem ser em texto, imagens ou gráficos.
Quando algum tipo de acção pretendida pela empresa é realizada por um Lead/Cliente. As vendas são conversões, mas nem todas as conversões são vendas. Qualquer acção pode ser considerada uma Conversão: ler um artigo, baixar uma aplicação, assistir a um vídeo, preencher um formulário, etc.
Métrica que relaciona quem teve a chance de converter, com quem converteu. O valor é apresentado como uma percentagem.
Registo de dados anónimos sobre o comportamento dos utilizadores durante a experiência de visita num Website. É alojado pelo navegador (browser) no computador do utilizador.
Refere-se ao conteúdo em texto. Isto é, um website tem a sua parte de copy (texto que faz parte do mesmo), tal como um anúncio, um email, etc.
É o acto ou ocupação de escrever um texto para fins de publicidade ou outras formas de Marketing.
Custo pago por uma conversão em acções de venda ou fecho contratual (venda de bens e serviços).
Custo pago pelo anunciante por cada clique sobre um anúncio em formato banner ou outro.
Custo pago pelo anunciante por cada interacção (engagement) com um anúncio ou conteúdo de media.
Custo pago por uma conversão em acções de angariação de Leads (envio de formulários, pedidos de informação, subscrições, captura de email, etc.).
Custo por cada 1.000 impressões (publicações) de um anúncio ou conteúdo de media.
Custo pago pelo anunciante por cada de um anúncio em vídeo.
Pessoa que cria conteúdos e os partilha nos seus canais e redes sociais.
Utilização de diferentes meios e mecanismos de comunicação tradicionais e digitais de forma a promover serviços e produtos de uma forma integrada.
Oferta ao Cliente de produtos complementares àquele que ele está disposto a comprar.
Valor monetário que é cobrado sempre que um utilizador clica no anúncio apresentado.
Custo total pago pela aquisição de Clientes num determinado período de tempo.
É uma plataforma que agrega e organiza informações de diversas fontes para criar perfis únicos de cada Cliente que depois é utilizado para optimizar a experiência do Cliente e as iniciativas de Marketing.
Conjunto de acções e experiências pelas quais os Clientes passam quando interagem com uma empresa. É do que o caminho que o Cliente percorre desde o primeiro contacto com uma marca ou empresa até à compra de um produto ou serviço.
Representação visual da Customer Journey.
Conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o Cliente. Normalmente é chamado a uma plataforma de software que permite gerir processos de gestão do Cliente.
Elementos que são variáveis numa peça de comunicação tornando a comunicação mais relevante e personalizada para o seu receptor. Dados variáveis podem ser em texto, imagens ou gráficos.
Utilizadores diários activos, o que numa rede social inclui todas as pessoas que acedem a essa rede pelo menos uma vez por dia.
Plataforma de gestão de dados que recolhe, guarda e organiza dados a partir de várias fontes (first to third-party) através de processos de classificação e taxonomia com o propósito de construir segmentos avançados de audiência.
É a prática de aproveitar os Dados do Cliente para entregar mensagens de Marketing mais personalizadas, relevantes e eficazes.
Plataforma de inventário de media que serve os objectivos estratégicos de colocação de conteúdos dos anunciantes na interligação com os SSPs, na compra de dados aos DMPs e na gestão das campanhas (bidding, monitorização e performance).
É o processo de distinguir um produto ou serviço de outros, para torná-lo mais atraente para um determinado mercado.
Não existe, mas normalmente é refere-se a práticas de Marketing em ambiente Digital.
Peça de correio endereçado que é enviado a um consumidor via correio.
É uma disciplina de Marketing que aplica a comunicação directa ou distribuição a consumidores individuais, em vez de por meio de terceiros, como meios de comunicação de massa. Inclui: Direct Mail, Telemarketing, Email Marketing, SMS Marketing, etc.
Refere-se à venda de produtos ou serviços directamente a um Cliente, sem a participação de um intermediário, distribuidor ou retalhista.
Forma de publicidade digital em sites, aplicativos ou redes sociais por meio de banners ou outros formatos de publicidade feitos de texto, imagens, flash, vídeo e áudio.
Processo de consentimento em dois passos. Após o preenchimento do formulário e de dado o primeiro consentimento, é enviado um email para a pessoa que se registou com um link no qual ela tem de clicar para assim confirmar o segundo passo do consentimento.
Peça de correio não endereçado que é distribuído nas caixas de correio.
Qualquer conteúdo que não tenha sido criado pela empresa, mas por Clientes, Jornalistas, Bloggers, etc.
Plataforma ou software que permite receber, enviar e gerir emails.
É a acção de enviar uma mensagem comercial para uma Base de Dados usando email.
Empresa que oferece serviços de envio de email em massa.
Email automático enviado após uma transacção.
Conteúdo que é continuamente relevante e permanece actualizado por um longo período de tempo.
Conjunto de etapas pelas quais um potencial Cliente passa no sentido de se tornar Cliente.
Email que não é entregue visto o endereço de email não existir nesse domínio. Esse email deve ser retirado ou assinalado na Base de Dados e não deverá mais ser utlizado. Ver também “Soft Bounce”.
As hashtags (#) habitualmente são usadas para relacionar um conteúdo com um determinado tema.
Conjunto de elementos gráficos que pretendem comunicar ao mercado os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.
Número de vezes que o anúncio é apresentado a potenciais Clientes.
Conjunto de estratégias de Marketing que visam atrair e converter Clientes usando conteúdo relevante. É composto por Estratégia de Conteúdos, Angariação de Leads e Lead Nurturing.
Pasta ou separador onde os Email recebidos dão entrada.
Individuo cujos conteúdos sobre uma determinada temática têm um grande alcance.
Capacidade das máquinas de pensarem como os seres humanos, aprendendo, raciocinando, percebendo, deliberando e decidindo de uma forma racional e inteligente.
É uma rede de objectos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia conectada, sensores e ligações em rede capaz de captar e transmitir dados.
Empresa que oferece serviços de acesso à internet.
Conjunto de acções e experiências pelas quais os Clientes passam quando interagem com uma empresa. É do que o caminho que o Cliente percorre desde o primeiro contacto com uma marca ou empresa até à compra de um produto ou serviço.
Indicador-chave (métrica) que avalia a performance de um negócio através de resultados estratégicos (vendas, aquisições, contractos fechados, contactos angariados, etc.). Pode ser apresentado como um valor absoluto ou percentual (rácio).
Uma palavra ou grupo de palavras que um usuário utiliza para realizar uma pesquisa em um motor de pesquisa ou barra de pesquisa. São importantes para a optimização de um conteúdo web ou para publicidade.
Site de página única criada para servir um propósito de conversão numa campanha de Marketing.
Cliente potencial que demonstrou interesse numa determinada marca, produto ou serviço.
Processo de Marketing que visa captar (com consentimento) a informação de um potencial Cliente.
Peça de conteúdo que é utilizada para atrair leads. Normalmente para ter acesso a este conteúdo há a necessidade de realização de um registo.
Processo de nutrição de um Lead com o propósito de o converter em Cliente.
Valor de um Cliente ao longo da relação com a marca. Total de receita líquida prevista num determinado período de tempo (fidelização).
Palavra ou expressões para as quais se está a orientar uma campanha de pesquisa ou uma optimização para motores de pesquisa.
Um logotipo é uma marca gráfica, emblema ou símbolo usado para ajudar e promover a identificação e o reconhecimento público de uma entidade. Pode ser uma imagem abstracta ou figurativa ou texto, ou uma combinação de imagem e texto.
São expressões mais longas e específicas que os visitantes têm mais probabilidade de usar quando estão mais perto de um ponto de compra ou quando estão usando a pesquisa por voz.
Conteúdo mais longo (texto, vídeo, áudio, etc) que oferece grande profundidade de informações sobre um determinado tópico. Um conteúdo ser ou não considerado longo, depende do formato e do meio onde esse conteúdo será publicado.
Peça de correio endereçado que é enviado a um consumidor via correio.
Lista de contactos para a qual se irá realizar uma acção.
Representação visual da Jornada do Cliente.
Uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica um bem ou serviço de uma empresa como distinto daqueles de outras empresas.
É a manifestação de uma empresa num mercado.
Processo de automatizar certas acções de Marketing , aumentando assim a eficiência dos esforços de Marketing.
Processo pelo qual um Afiliado ganha uma comissão pelo Marketing de produtos de outra pessoa ou empresa. Normalmente o Afiliado ganha esta comissão por ajudar a angariar um Lead ou pela venda do Produto.
É uma forma de Marketing focada na criação, publicação e distribuição de conteúdos orientados para uma determinada audiência.
Não existe, mas normalmente é refere-se a práticas de Marketing em ambiente Digital.
É uma disciplina de Marketing que aplica a comunicação directa ou distribuição a consumidores individuais, em vez de por meio de terceiros, como meios de comunicação de massa. Inclui: Direct Mail, Telemarketing, Email Marketing, SMS Marketing, etc.
É uma disciplina de Marketing que aplica a comunicação directa ou distribuição a consumidores individuais, em vez de por meio de terceiros, como meios de comunicação de massa. Inclui: Direct Mail, Telemarketing, Email Marketing, SMS Marketing, etc.
É uma técnica de marketing online multicanal focada em atingir um público específico nos seus smartphones, tablets ou quaisquer outros dispositivos móveis através de Sites, Email, SMS e MMS, Redes Sociais ou Aplicativos Móveis.
Descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor de uma organização.
É um boletim informativo que contém informações e que é enviada por uma empresa a subscritores.
Objectivos que sejam: S – Specific (Específicos); M – Measurable (Mensuráveis); A – Achievable (Atingíveis); R – Realistic (Realistas); T – Time bound (Temporizáveis)
Processo através do qual um novo membro é introduzido nas práticas de uma empresa, plataforma, programa de fidelização, etc.
Percentagem de email abertos, face aos emails entregues.
Processo de consentimento dado pelo utilizados para receber comunicações de Marketing.
Processo em que um utilizador opta por deixar de receber as comunicações de uma entidade.
É o processo de optimização de um Site com vista a um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa.
Técnicas de comunicação de contacto com o mercado. Alguns exemplos são: Anúncios, Telemarketing, Direct Mail, Email Marketing, etc.
Todas as formas de media que são detidos e controlado pela empresa, tais como, Website, Email Marketing, Blogs, etc.
Todas as formas de media que a empresa tem de pagar para ter acesso, tais como, anúncios de diversos tipos, publicidade, etc.
Uma palavra ou grupo de palavras que um usuário utiliza para realizar uma pesquisa em um motor de pesquisa ou barra de pesquisa. São importantes para a optimização de um conteúdo web ou para publicidade.
Valor monetário que é cobrado sempre que um utilizador clica no anúncio apresentado.
Adaptação de conteúdo com base nas informações de uma determinada pessoa.
Documento estratégico que contém a estratégia de Marketing a desenvolver peça organização.
Formato de conteúdo de áudio que é partilhado em plataformas de streaming de áudio.
Posição que uma empresa ou marca ocupa na mente do consumidor. Todas as acções de uma empresa concorrem para que esse posicionamento seja ou não alcançado.
Texto que aparece à frente ou abaixo do Assunto do Email e que é visto somente na inbox. segue uma linha de assunto quando o e-mail é visto em uma caixa de entrada. Em muitos casos, é usado para fornecer um breve resumo do e-mail e normalmente contém uma frase
Um Lead qualificado que já se encontra num processo de compra que poderá ou não ser fechado.
Grupo de Clientes potenciais para quem uma empresa deseja vender seus produtos e serviços
Processo de alguém referir um Produto ou Serviço a outra pessoa em troco de uma vantagem oferecida pela Marca.
Refere-se ao grau em que a oferta, conteúdo, produto é relevante para um potencial Cliente.
Táctica de comunicar através de Email com pessoas que já visitaram o seu website sem converter.
Táctica de apresentar anúncios direccionados para pessoas que já visitaram o seu website sem converter.
Retorno do investimento em meios ou media, considerando as receitas previstas por via da publicidade, face aos custos assumidos com a mesma.
Retorno do investimento aplicado, considerando as receitas previstas por via do negócio face aos custos assumidos com o mesmo.
Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE), que estabelece as regras relativas ao tratamento, por uma pessoa, uma empresa ou uma organização, de dados pessoais relativos a pessoas na UE.
Conjunto de etapas pelas quais um potencial Cliente passa no sentido de se tornar Cliente.
Actividade de realização de publicidade em motores de pesquisa.
Conjuntos de processos que combina práticas de Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA).
É o processo de optimização de um Site com vista a um melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos motores de pesquisa.
Página de um Motor de Pesquisa que exibe resultados com base na Keyword de pesquisa de um usuário.
Processo de divisão de uma audiência ampla em subgrupos de pessoas com características e necessidades semelhantes. Os diversos tipos de Segmentação são: Demográficos, Geográficos, Psicográficos e de Comportamento.
Grupo de pessoas com características e necessidades comuns.
Conteúdo que é compartilhado em plataformas de terceiros, como Redes Sociais ou Sites de Reviews.
Realização de campanhas através do envio de SMS para um Base de Dados.
Email válido que não pode ser entregue por algum motivo técnico, como por exemplo o destinatário ter a caixa de correio cheia. Ver também “Hard Bounce”.
Mensagens de Email Marketing não solicitadas e que são enviadas de uma forma massiva à margem da Lei.
Pontuação atribuída a um email após este ter sido analisado através de uma série de filtros.
Linha de texto que descreve o tema de um email.
Código aplicado em cada página de um website (blog ou landing page) destinado a colher dados sobre os eventos ocorridos nestas páginas, activando o respectivo cookie.
Grupo de Clientes potenciais para quem uma empresa deseja vender seus produtos e serviços
Percentagem de email abertos, face aos emails entregues.
Métrica que relaciona quem teve a chance de converter, com quem converteu. O valor é apresentado como uma percentagem.
Métrica que representa o rácio de visitantes de uma página que a abandonam sem realizar uma acção específica.
É um método de Marketing Directo no qual um operador contacta potenciais Clientes por telefone.
É a inflexão emocional aplicada à Brand Voice. É ajustada de acordo com a situação e a mensagem. Há quatro dimensões no Tom de Voz: Engraçado vs Sério, Formal vs Informal, Respeitoso vs Irreverente e Entusiasmado vs Prático.
Endereço de um conteúdo específico na web, tal como www.exemplo.com.
Refere-se ao benefício exclusivo exibido por uma empresa, serviço, produto ou marca que permite que se destaque dos concorrentes. Deve ser um recurso que destaque os benefícios do produto que sejam relevantes para o mercado.
Processo em que um utilizador opta por deixar de receber as comunicações de uma entidade.
Oferta a Cliente de um produto superior, em substituição do que ele estava disposto a comprar.
Conteúdos criados e partilhados por consumidores.
Elementos que são variáveis numa peça de comunicação tornando a comunicação mais relevante e personalizada para o seu receptor. Dados variáveis podem ser em texto, imagens ou gráficos.
Custo por cada anúncio visto nos seguintes critérios: 50% do conteúdo tenha ficado disponível por 1 segundo ou mais (2 segundos ou mais no caso de vídeos).
Processo no qual os consumidores falam sobre o produto ou serviço de uma empresa com os seus amigos, familiares e outros relacionamentos próximos.
0
    0
    Seu carrinho
    Seu carrinho está vazio.Voltar à Loja